Quimica e ufcat

História da Semana da Química UFCAT - Fernando Petacci

Fernando Petacci novo

FERNANDO PETACCI (in memoriam)

(10 de fevereiro de 1972 – 15 de junho de 2012)

Nascido em Orlândia, interior de São Paulo, numa família de descendência italiana. Casado com Silvia, pai de Júlia e Pedro, apaixonado por plantas, culinária e, claro, futebol (são paulino!). Em 2002 foi diagnosticado com câncer, seguindo em tratamento, com uma serenidade indescritível, durante os 10 anos seguintes.

Graduado em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestre em Química (1997) e doutor em Ciências (Química Orgânica) (2001), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. No ano de 2002 ingressou no cargo de professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e em 2006 ingressou na Universidade Federal de Goiás (atualmente Universidade Federal de Catalão). Foi um dos fundadores do Curso de Química da UFG no campus Catalão e grande colaborador no desenvolvimento da universidade no interior do estado de Goiás. Durante sua trajetória profissional exerceu diversos cargos de gestão, orientou alunos de graduação e pós-graduação. Apaixonado pela Química dos Produtos Naturais, realizava pesquisas principalmente nas áreas de alelopatia, fitotoxidade e ecologia química. Foi idealizador e coordenador da primeira edição da SEMANA DA QUÍMICA CAC/UFG, evento inicialmente planejado para comemorar o dia do químico, 18 de junho.

Petacci família Petacci 2

SQ 1

História da I Semana da Química CAC/UFG

No período de 17 a 19 de junho de 2009, no campus da UFG na cidade de Catalão-GO, foi realizada a I Semana a Química do CAC/UFG sob a coordenação do Prof. Fernando Petacci, evento que promoveu um encontro entre alunos e profissionais das indústrias da área de química de Catalão e região. O evento contou com cerca de 300 participantes, sendo estes oriundos de instituições de ensino (UFG (campus Goiânia, campus Jataí e campus Catalão), UFU (campus Uberlândia e campus Pontal), IFG – campus Urutaí, CEPAC Catalão e SENAI Catalão) e representantes das empresas ADUCAT, FOSFÉRTIL e BUG. A programação contou com quatro minicursos, uma oficina e nove conferências.

Minicursos: i. A Importância dos Produtos Naturais na Busca de Protótipos a Fármacos - Planejamento e Avaliação Biológica: Profa. Dra. Richele P. Severino, DQ/CAC/UFG; ii. Nanotecnologia: Dr. Marcelo Zampieri, IQ/UNESP; iii. Química da Cachaça: Dr. Alexandre Ataíde da Silva e Dr. Francisco Wendel Batista de Aquino, IQSC/USP; iv. Biocombustíveis: Prof. Dr. Antônio Carlos Ferreira Batista, campus Pontal – UFU.

Oficina: Materiais didáticos alternativos no ensino de Química: Profa. Dra. Simara Maria Tavares Nunes, DQ/CAC/UFG.

Conferências: i. As atribuições do profissional da química: Msc. Luciano Figueiredo de Souza, CRQ 12ª região; ii. Biodiesel/biocombustívei: Prof. Dr. Antônio Carlos Ferreira Batista, campus Pontal – UFU; iii. Aspectos técnicos da produção da cachaça: Dr. Francisco Wendel Batista de Aquino, IQSC/USP; iv. Análise de resíduos de pesticidas em frutas: Profa. Dra. Silvia de Sousa Freitas, DQ/CAC/UFG; v. Química forense: Elvio Dias Botelho, Perito da Polícia Federal – Instituto Nacional de Criminalística; vi. Materiais adsorventes: Profa. Dra. Luciana Melo Coelho, DQ/CAC/UFG; vii. Certificação de cachaça: Dr. Alexandre Ataíde da Silva, IQSC/USP; viii. Aditivos alimentares em bebidas por sensores eletroquímicos: Ms. Celso Luciano de Araújo, IQ/UFU; ix. Empreendedorismo na Química: Alexandre Bandeira Faria – Pós-graduado em Gestão da Produção.

Petacci 3

Petacci 4