Logo novo

Webinários Química UFCAT com a Agilent

Webinários Química UFCAT com a Agilent

Todas as atividades serão gratuitas e transmitidas ao vivo pelo nosso canal no YouTube (Química UFCAT).

Pedimos por gentileza que se inscrevam no nosso canal do Youtube e habilitem o "SININHO" para serem notificados no início de cada atividade.

Os participantes poderão interagir com os palestrantes através do chat que será reproduzido na sala virtual.

Os certificados de participação serão emitidos individualmente por atividade, sendo a frequência registrada pelo link (formulário) de presença que será disponibilizado ao final de cada webinário. Apenas os participantes que assistirem ao vivo terão direito a certificação. Assim que possível, os certificados estarão disponíveis nesta página, abaixo da imagem do cartaz.

Para se inscrever, acesse o link: https://forms.gle/fKBN32mkBuFoEDrS6

Venham participar conosco!!!

CONTATO: quimicaufcat@gmail.com

IQ UFCAT e Agilent

02_09_20 Mariana Agilent

Celso Agilent 16_09 Celso Agilent 30_09

CERTIFICADOS 02/09/20 - AQUI

SLIDES DA APRESENTAÇÃO - AQUI

Link do vídeo: canal YouTube - QUÍMICA UFCAT

CERTIFICADOS 16/09/20 - AQUI

Link do vídeo: canal YouTube - QUÍMICA UFCAT

CERTIFICADOS 30/09/20 - AQUI

Link do vídeo: canal YouTube - QUÍMICA UFCAT

Agilent Luciana Janaina 11_11 Agilent Xavier 25_11 Agilent

CERTIFICADOS 28/10/20 - AQUI

SLIDES DA APRESENTAÇÃO - AQUI

Link do vídeo: canal YouTube - QUÍMICA UFCAT

CERTIFICADOS 11/11/20 - AQUI

SLIDES DA APRESENTAÇÃO - AQUI

Link do vídeo: canal YouTube - QUÍMICA UFCAT

CERTIFICADOS 25/11/20 - AQUI

SLIDES DA APRESENTAÇÃO - AQUI

Link do vídeo: canal YouTube - QUÍMICA UFCAT

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DETALHADA 

 

→ 02/09/2020 - 14 às 16h

Preparo de Amostra para Cromatografia.

Me. Mariana Baptistão (Cientista de Aplicação em Consumíveis / Agilent Technologies do Brasil)

Bacharel em Química pela Universidade de Campinas - UNICAMP e mestre em Química Analítica pela mesma instituição. Possui experiência em desenvolvimento de métodos de preparo de amostra para análises de contaminantes orgânicos por cromatografia e espectrometria de massas. Atualmente é Cientista de Aplicação em Consumíveis na Agilent Technologies do Brasil.

Ementa: Nesta palestra serão abordadas as principais técnicas de preparo de amostra para análise de compostos orgânicos por LC, GC, LC-MS e GC-MS, discutindo a importância dessa etapa na rotina do laboratório e os principais pontos para uma seleção da técnica ideal. Para cada uma das técnicas serão apresentadas as vantagens e desvantagens, comparação de custo e complexidade com cenários e aplicações em diversos segmentos.

 

→ 16/09/2020 - 14 às 16h

Aplicações de cromatografia em fase gasosa GC comparadas com a cromatografia em fase líquida HPLC.

Dr. Celso Blatt (Cientista de aplicações / Agilent Technologies Brasil)

Graduação em Química Industrial pela UFSM de Santa Maria, RS. Mestrado e Doutorado em Química Analítica pela USP, SP. Pesquisador em instrumentação analítica na Instrumentos Científicos CG Ltda - SP de 1987 a 1992. Engenheiro de suporte e depois cientista de aplicações na Hewlett Packard / Agilent Technologies Brasil desde 1992 até hoje.

Ementa: Hoje a indústria usa muito cromatografia no controle de qualidade, na avaliação dos insumos e até na pesquisa de novos produtos. Saber usar, entender como funciona e conhecer onde se aplica a cromatografia pode fazer a diferença quando estiver em busca de um trabalho. Serão mostradas as aplicações e as diferenças entre a cromatografia em fase gasosa e em fase líquida.

 

→ 30/09/2020 - 14 às 16h

Que informações podemos obter de um cromatógrafo a gás acoplado a um espectrômetro de massa e suas aplicações em GC/MS

Dr. Celso Blatt (Cientista de aplicações / Agilent Technologies Brasil)

Graduação em Química Industrial pela UFSM de Santa Maria, RS. Mestrado e Doutorado em Química Analítica pela USP, SP. Pesquisador em instrumentação analítica na Instrumentos Científicos CG Ltda - SP de 1987 a 1992. Engenheiro de suporte e depois cientista de aplicações na Hewlett Packard / Agilent Technologies Brasil desde 1992 até hoje.

Ementa: Antigamente para operar um espectrômetro de massa precisava ser um gênio. O uso do espectrômetro de massa como um detector de cromatografia permitiu uma enorme difusão da técnica e facilitou a vida dos usuários. O espectrômetro de massa permite quantificar substâncias a níveis de traços, mas a principal aplicação é a identificação de compostos desconhecidos. Serão mostradas as aplicações e exemplos do uso da espectrometria de massas no dia a dia de um laboratório.

  

28/10/2020 - 14 às 16h

UV-Vis e Fluorescência: teoria e aplicações.

Dra. Luciana Assis Terra

Graduação em Química Bacharelado com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Mestrado em Química Analítica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase em análise de fármacos por Imageamento Químico no Infravermelho Próximo e tratamento de dados por Quimiometria. Doutorado em Ciências na UNICAMP, sendo um ano na University of Calgary, no Canadá, com ênfase em Quimiometria para tratamento de dados de Espectrometria de Massas e Infravermelho Próximo para análise de petróleo e combustível. Atuei como Especialista de Desenvolvimento Analítico na SpecLab de 2017 a 2019 no tratamento multivariado de dados de NIR com foco em aplicações nos setores agro e combustíveis. Atuação como Cientista de Aplicação em Espectroscopia Molecular e Raman desde junho de 2019 na Agilent Technologies atuando nos setores Farma, Químico, Forense, Ambiental, Acadêmico, dentre outros, tendo como especialidade as técnicas de UV-Vis, Fluorescência, IR e Raman.

Ementa: Durante a apresentação serão abordados os fundamentos básicos das técnicas analíticas de Espectroscopia no Ultravioleta-Visível (UV-Vis) e Espectroscopia de Fluorescência, assim como, exemplos de aplicações envolvendo diversos segmentos de mercado tais como, Farmacêutico, Químico e de Materiais. O objetivo é exemplificar o tipo de informação química que estas duas técnicas nos fornecem e desta forma apresentar as potencialidades do uso do UV-Vis e Fuorescência nos nossos desafios analíticos diários.

 

11/11/2020 - 14 às 16h

Infravermelho médio: teoria e aplicações.

Dra. Janaína Gomes

Bacharel em Química com atribuições tecnológica pela Universidade de São Paulo, Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo, Doutora em Ciências com ênfase em Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente Especialista de Produto de Espectroscopia Molecular e Raman na Agilent Technologies.

Ementa: Introdução aos fundamentos de espectroscopia no infravermelho e as principais aplicações na análise de materiais desde a caracterização até elucidação de sistemas avançados.

 

→ 25/11/2020 - 14 às 16:30h

Fundamentos em LCMS e suas aplicações utilizando os diferentes modelos de Analisador de Massas: Single Quadrupolos, Triploquadrupolo e QTOFs.

Me. José Júnior Mendonça Xavier (Agilent Technologies Brasil)

Formado em farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com Especialização em Análises Clínicas e Ciências e Tecnologia de Alimentos. Mestrado em Ciência dos Alimentos com ênfase em Análises de Contaminantes Alimentares por LCMS. Atuação como Especialista em Aplicação por LCMS de 2009 a 2013 em diferentes segmentos de mercado como Ambiental, Forense, Alimentos, Análises Clinicas e Academia. Atuando como Especialista de Produtos em LCMS desde 2013 na Agilent Technologies.

Ementa: Serão abordados, em nível básico, a utilização e formação de íons nas diferentes técnicas de ionização tais como: Eletrospray (ESI), Ionização Química à Pressão Atmosférica (APCI), Fotoionização à Pressão Atmosférica (APPI) e Análise Direta em Tempo Real (DART). Discutiremos também os diferentes dispositivos de focalização e transmissão de íons responsáveis pela condução dos íons da fonte de ionização para o analisador de massas e ao final serão abordados os fundamentos e características do quadrupolo, mecanismos de fragmentação de íons e diferenças entre os sistemas Single, TriploQuadrupolo e QTOFs. Serão também apresentados exemplos de aplicações que podem ser utilizadas nos diferentes analisadores de massas.