Weby shortcut
Banner 2

Laboratório de Bioquímica e Química Orgânica - LaBiOrg (sala 116 - Bloco N)

Atualizado em 21/08/18 12:30.

Laboratório de Bioquímica e Química Orgânica - LaBiOrg

Responsáveis: Profa. Richele P. Severino, Profa. Elaine R. Carbonero e Profa. Dra. Lorena R. F. de Sousa

MISSÃO: realizar atividades de prospecção química de plantas pertencentes ao Cerrado brasileiro, especialmente aquelas do Cerrado goiano com relato informal de utilização medicinal, visando o isolamento e identificação estrutural de produtos naturais com potencial atividade biológica. Também são realizadas atividades de prospecção química de polissacarídeos (carboidratos) de basidiomicetos, que atuam como modificadores de resposta biológica, visando à elucidação estrutural destas macromoléculas.

TÉCNICAS ROTINEIRAMENTE EXECUTADAS NO LABORATÓRIO: Na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais, realiza-se o estudo químico de plantas, através da preparação de extratos brutos, fracionamento e purificação de metabólitos secundários. Estudos de óleos essenciais são feitos utilizando micro extração em fase sólida (SPME) e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Além disso, técnicas de quimiometria são aplicadas para análise de dados experimentais. Na área de Bioquímica, realiza-se extração, purificação e caracterização estrutural de polissacarídeos de cogumelos comestíveis e/ou medicinais.

RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS: evaporadores rotativos; sistemas de refrigeração com circulação de água; bombas de hidrovácuo; bombas à vácuo; estufas; sistema de purificação de água (osmose reversa); sistema de destilação de solventes; banho ultrassom; balança analítica; balança comercial; centrífuga com refrigeração; câmara de luz ultravioleta; agitadores tipo Vortex; agitadores magnético; sistema para filtração de solvente grau HPLC.